W. Axl Rose (nascido William Bruce Bailey, 6 de fevereiro de 1962) é um cantor americano, compositor e músico. Ele é o vocalista principal e único membro original remanescente da banda de hard rock Guns N' Roses, com quem ele teve grande sucesso e reconhecimento no final de 1980 e início de 1990, antes de desaparecer dos olhos do público por vários anos. Em 2001, ele reapareceu com um novo line-up do Guns N' Roses no Rock in Rio III, e posteriormente fez turnês periódicas, antes de liberar o álbum de longo atraso Chinese Democracy em 2008.
Rose tem recebido elogios da crítica por suas habilidades vocais e carisma. Ele tem sido citado como um dos maiores cantores de todos os tempos por vários meios de comunicação, incluindo Hit Parade, em 2006 (No. 11), a Rolling Stone em 2008 (No. 64), e NME em 2011 (no. 4).
Rose nasceu William Bruce Rose, Jr. em Lafayette, Indiana, o filho mais velho de Sharon E. (Lintner), então com 16 anos, e William Bruce Rose, então com 20 anos de idade. Quando Rose tinha dois anos de idade, seu pai abandonou a família. Sua mãe se casou com Stephen L. Bailey, e seu nome foi mudado para William Bruce Bailey. Ele tem dois irmãos, uma irmã mais nova, Amy, e um meio-irmão, Stuart. Até a idade de 17, Rose acreditava que Bailey era seu verdadeiro pai. Ele nunca conheceu seu pai biológico como um adulto; William Rose foi encontrado morto em Illinois em 1984.
Passou a infância em uma família rígida e religiosa. Eram três irmãos (Axl, Amy e Stuart). Eram obrigados a ir à igreja de 4 a 8 vezes por semana e também a ler a bíblia. Em uma entrevista à revista Rolling Stone, disse que sempre via seu padrasto batendo em sua mãe, achando assim, que a violência doméstica era um comportamento normal dentro de uma família.
Axl sempre isolou-se dos colegas da escola. Quase ninguém tinha gostos semelhantes aos dele, enquanto já pensava em formar uma banda quando crescesse. Um dia, Axl conheceu um amigo que tinha os mesmos gostos, entre outras coisas, a música. Era Jeffey Isbell, mais conhecido como Izzy Stradlin.
Fuga de casa
Cansado da família rígida, aos 17 anos fugiu para Los Angeles. Lá fundou a banda Hollywood Rose em 1983, com o amigo de infância Izzy Stradlin. Axl participava da banda Hollywood Rose e o baixista dela, Duff McKagan também trabalhava na banda L.A. Guns com Slash e Steven Adler. Como ambas as bandas sofriam falta de componentes e de convites para tocar, a saída mais óbvia foi fundir as duas. Estava fundado o Guns N' Roses, de cuja formação inicial participavam Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra rítmica), Tracii Guns (guitarra solo), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (bateria). Porém, três dias antes do primeiro show da banda, Tracii e Robert não quiseram ficar mais na banda por desavenças e discordar do rumo da banda, então foram substituídos por Slash e Steven Adler.
A primeira turnê da banda foi um total fracasso e eles tiveram de vender parte do equipamento para voltar para casa. O primeiro lançamento do Guns N' Roses foi um EP, Live Like a Suicide, em 1986. A banda assinou contrato com a Geffen Records, e em 1987 lançaram Appetite for Destruction. O álbum vendeu 40 milhões de cópias, e o Guns alcançou a fama.
Casamento
Em 1986, Axl foi morar junto com Erin Everly, filha de Don Everly (The Everly Brothers), que trabalhava como modelo. O grande hit em 1987, Sweet Child o' Mine, foi escrito para ela, que participou também do vídeo da música. Erin disse que Axl a propôs em casamento às 4:00 da manhã ameaçando se suicidar se ela não se casasse com ele naquele mesmo dia. Axl e Erin se casaram em 28 de abril de 1990; dirigiram-se para Las Vegas e se casaram em uma rápida cerimônia. 1 mês depois, Rose pediu divórcio, mas logo depois se arrependeu. No mesmo ano Erin engravidou, mas teve um aborto espontâneo. Axl, em análise, 2 anos depois: "Eu choro toda vez que penso como nós nos tratávamos. Erin e eu nos portávamos como se o outro fosse uma merda. Algumas vezes nos dávamos muito bem, porque as crianças que haviam em nós eram as melhores amigas. Mas daí tinha vezes em que destruíamos a vida um do outro completamente, admite Axl Rose. O casamento acabou com acusações de abusos psicológicos. No final de 1991, o casamento acabou legalmente.
Depois do divórcio Axl foi para a Grécia dizendo que queria ver algumas galerias e desapareceu, quando voltou estava mais animado com a banda.
Questões de saúde
Com 26 anos de idade, Rose tinha sido diagnosticado com transtorno bipolar, uma condição que leva as pessoas a oscilarem de impulsivo, imprudente e questionador á períodos catatônicos e suicidas. Apesar de ser receitado carbonato de lítio para combater o distúrbio, ele afirmou que era ineficaz e dizia estar no controle de seus humores. Em uma entrevista posterior, Rose questionou o diagnóstico completo, afirmando: "Eu fui a uma clínica, pensando que iria ajudar os meus humores. A única coisa que fiz foi fazer um exame de 500 questões, você sabe? Preenchendo as pequenas bolinhas pretas. Aí de repente eu sou diagnosticado maníaco-depressivo. 'Vamos colocar Axl na medicação.' Bem, a medicação não me ajuda a lidar com o estresse. A única coisa que faz é ajudar a manter as pessoas longe de mim porque acham que eu estou sobre medicação."
Em contraste com a imagem debochada do Guns N' Roses projetada em seu auge, Rose tinha parado de usar drogas de qualquer tipo depois que a banda se tornou bem sucedida. No entanto, ele não nega o uso de substâncias ilícitas inteiramente, afirmando: "Eu tenho uma constituição física diferente e mentalidade diferente sobre drogas do que qualquer um que conheci em Hollywood, mais não me abstenho de usar drogas, mas não vou me permitir ter um hábito de merda. Eu não vou permitir isso." No início de 1990, Rose tornou-se um crente firme na medicina homeopática e começou regularmente a ser submetido à terapia de regressão à vidas passadas. Ele compartilhou suas lembranças ao descobrir que foi abusado sexualmente por seu pai biológico, que, segundo ele, parou seu crescimento emocional em dois anos, dizendo: "Quando eles falam sobre Axl ser um garoto de dois anos que berra, eles estão certos."
Rumores surgiram de que Axl estava gordo, careca e destruído por drogas (devido ao fato de ele não ter dado nenhuma entrevista e por ficar fora de cena no período de 1994 a 1999). Axl passou todo esse período trabalhando sozinho e, 8 anos após o último lançamento musical do Guns N’ Roses, era lançada uma música com um som industrial, chamada "Oh my God" (da trilha sonora do filme "O fim dos dias") e um álbum duplo ao vivo (Live Era: ’87-’93), ambos recebidos sem muito entusiasmo. Em 2001, o Guns N’ Roses fez o primeiro show após anos, em Las Vegas e alguns dias depois no Rock In Rio 3. No ano seguinte, Axl Rose e a nova banda do GN’R fazem uma turnê mundial, porém, logo encerrada, pois Axl alegou estar sendo muito pressionado.
Em 2006 o Guns resurge com 4 shows em Nova York, seguidos de uma grande turnê européia e norte-americana, no segundo semestre do ano. Axl Rose parecia recuperado, dando entrevistas, participando de eventos e aparecendo na mídia. Durante a turnê, na Inlaterra, Axl fez uma visita surpresa ao Teenage Cancer Trust Ward, uma entidade beneficente londrina que ajuda pacientes na luta contra o câncer. O diretor da Teenage Cancer Trust Ward, Simon Davies, disse que Axl foi muito atencioso com todos os pacientes do hospital. "Ele passou todo o tempo falando com cada um dos pacientes individualmente, indagando-os sobre seus diagnósticos e tratamentos, e o que eles fazem para se divertir quando não estão no hospital", disse Davies. "Falando com os pacientes após a visita de Axl, pude perceber o quão excitado eles ficaram com sua visita e o quanto isso elevou seus espíritos", reiterou.
Ainda sem o ábum Chinese Democracy, prometido desde o final dos anos 90, o Guns N’ Roses continuou a turnê mundial em 2007, que terminou no Japão, com 5 concertos.
No final de 2008, Axl Rose consegue cumprir sua promessa e lança o novo álbum do Guns N’ Roses, "Chinese Democracy".